Uso do LiDAR no setor florestal!

On 10/04/2023 by Gabriel Prata

LiDAR, do acrônomo em inglês “Light Detection and Ranging” é uma tecnologia de sensoriamento remoto ativo, que utiliza do escanemanto a laser para obter informações detalhadas da superfície escaneada. Os dados gerados pelo sistema são disponibilizados por meio de nuvem de pontos que permitem a visualização tridimensional do objeto escaneado.

O sistema pode ser embarcado em aeronaves, drones, ou ainda utilizado de forma portátil ou estática. O tipo de sensor determina a densidade das nuvem de pontos geradas, e quanto maior o número de retornos detectados por m², mais detalhada e mais precisa será o produto. De maneira geral, nuvem de pontos obtidas por plataformas estáticas (como por exemplo, fixadas em um tripé) são mais densas em relação a nuvem de pontos geradas por sensores embarcados em drone ou plataformas poráteis. E estes, por sua vez, geram dados mais densos que nuvem de pontos geradas por aeronaves.

O Setor Florestal utiliza de informações LiDAR para geração de Modelo Digitais de Terreno (MDT), Modelo Digital de Altura (CHM – Canopy Height Model) e uma série de métricas que podem ser utilizadas para estimativas precisas de atributos florestais, como por exemplo volume, biomassa e estoque de carbono.

O livro “Aplicações do LiDAR para o inventário florestal – Enfoque unidade de área” traz detalhes do conceito sobre o que é o LiDAR e seu princípio de funcionamento, e aborda a prática da utilização dos dados gerados.


Foto: Visualização de nuvem de pontos por drone.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *