Inventário Florestal

On 15/02/2014 by Gabriel Prata

O QUE É INVENTÁRIO FLORESTAL?

O Inventário Florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais. Por meio dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe.

Os objetivos do Inventário são estabelecidos de acordo com a utilização das áreas, que podem ser de recreação, de manutenção da vida silvestre, de reflorestamento comercial e reserva florestal, entre outras.Inventario

No caso das florestas com fins madeireiros, por exemplo, visa principalmente a determinação ou a estimativa de variáveis, como área basal, volume, qualidade do fuste, estado fitossanitário e potencial de crescimento da espécie florestal.

Inventários Florestais de Reconhecimento

Fornecem informações generalizadas que permitem identificar e delimitar áreas de grande potencial madeireiro, detectar áreas que sejam passíveis de uso indireto (recreação, lazer) e indicar áreas com vocação florestal, entre outros.

Inventário Florestal Pré-Corte

É também conhecido como inventário de 100% de intensidade ou de detalhe, sendo suas principais características a mensuração de todos os indivíduos existentes na área demarcada e os cuidados principais relacionados com os erros de medição. Normalmente o mapa dos talhões é confeccionado numa escala que permita estabelecer com precisão o plano de exploração florestal (por exemplo 1:5000).

Quanto à obtenção de dados, os inventários classificam-se em:

Enumeração Total ou Censo

Ocorre quando todos os indivíduos da população são observados e medidos, obtendo-se os valores reais. Devido ao alto custo e o tempo necessário nesse inventário, sua realização só se justifica em avaliações de populações pequenas, de grande importância econômica, ou em trabalhos de pesquisa científica cujos resultados exigem exatidão.

Amostragem

Constituem a grande maioria dos inventários florestais. Por meio deste inventário, observam-se apenas uma parte da população e obtém-se uma estimativa dos seus parâmetros, a qual traz consigo um erro de amostragem.

Geralmente é utilizado em grandes populações, especialmente quando os resultados devem ser obtidos no menor espaço de tempo, pelo menor custo e com a precisão desejada.

Tabela de Produção

Constitui a base do manejo florestal, pois expressa o comportamento de uma espécie ao longo do tempo, em um determinado sítio, submetida a um regime de manejo definido, desde a implantação até o final da rotação. Neste método são apresentadas as estimativas dos parâmetros dendrométricos das árvores e dos povoamentos de uma espécie, por sítio e idade, para um determinado sistema de manejo.

Desse modo, pode-se avaliar uma floresta a partir da identificação do sítio, espécie e idade, obtendo-se as informações necessárias diretamente na tabela de produção.

Trabalhos realizados em campo

Após o planejamento no qual são definidos os objetivos, os parâmetros mais importantes do Inventário Florestal e o tipo de amostragem a ser realizado, parte-se para a execução que compreende os trabalhos de campo.

Nos trabalhos de campo, as equipes devem ser convenientemente preparadas para a realização de tarefas como a localização das unidades de amostras e a obtenção das variáveis de interesse.

As mais frequentes variáveis obtidas em campo são:

Altura: a altura considerada é a comercial, que vai da base da árvore até a primeira bifurcação significativa. Esta informação pode ser obtida por meio de hipsômetros.

Diâmetro:o diâmetro é tomado a 1,30 m do solo, podendo ser obtido por meio de um aparelho chamado suta ou por uma fita diamétrica.

Qualidade da Árvore: diz respeito ao aspecto externo da árvore em que se avalia a qualidade do fuste, que poderá apresentar características indesejáveis como bifurcações, doenças, etc.

Após o levantamento das variáveis no campo, são realizados cálculos estatísticos conforme o tipo de amostragem.

Fonte: Adaptado de CONFLOR JR./UNESP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *